Primordialmente todas as marmorarias, também classificadas como aparelhamento de pedras para construção e execução de trabalhos em mármores, ardósia, granito e outras pedras, precisam de licenciamento ambiental. O tipo da licença ambiental e os estudos ambientais exigidos irão variar conforme o porte da atividade.

Além de realizar o licenciamento ambiental é necessário cuidado e atenção em algumas áreas da atividade para que não haja o descumprimento de legislações e consequentemente a realização de um crime ambiental.

Sobretudo é preciso ter muita atenção nesses pontos e realizar o acompanhamento, monitoramento e aplicações de medidas mitigadoras e corretivas caso necessário.

Vamos apresentar agora 05 itens que precisam de atenção especial em marmorarias.

1. Efluente industrial

                A produção de peças de mármores utiliza água em alguns ou em todos os maquinários, dependendo da escolha de cada marmoraria. Dessa forma a mistura da água com o pó resultante do processo gera o efluente da marmoraria. Esse efluente necessita de tratamento específico devido à alta presença de sólidos, turbidez e abrasividade.

2. Lama de mármore

                Após passar pelo tratamento o efluente industrial deixa como resíduo a lama de mármore. A lama de mármore é o lodo resultante do tratamento que fica depositado no fundo da caixa de sedimentação.

                Este é um dos impactos ambientais das marmorarias que mais precisa de atenção pois se descartado de forma errada pode causar poluição química. Dessa forma empresas especializadas e com licença ambiental devem recolher esse resíduo.

3. Resíduos das Marmorarias

                Assim como a lama de mármore, outro resíduo gerado em marmorarias que precisa de atenção são os casqueiros. O casqueiro são os pedaços de mármores, granitos e pedras em pedaços pequenos e irregulares que não podem mais ser reutilizados no processo produtivo.

                Logo esses resíduos também precisam ser recolhidos e destinados por empresa especializada e com as licenças ambientais. É possível reciclar e utilizar como textura para paredes e muros de arrimo, ou transformá-los em pedaços ainda menores para usar como britas.

4. Ruído

                Os equipamentos utilizados na produção das peças de mármores podem provocar ruídos. Como muitos equipamentos funcionam a úmido e precisam do fornecimento continuo de agua assim sendo necessário o uso de compressores.

                Os ruídos provocados pelos equipamentos e compressores podem causar incômodo e trazer danos a vizinhança e a fauna da reunião.

5. Poluição atmosférica

                O trabalho com mármore gera grande quantidade de material particulado e poeira. Estes podem ser lançada na atmosfera caso o empreendimento não aplique as corretas medidas de mitigação necessárias, como a instalação de exaustores e umidificação do ambiente.