O setor da construção civil é o que mais gera resíduos. Em virtude do grande volume gerado por essa atividade, é preciso muita atenção das construtoras bem como dos órgãos públicos para a correta gestão dos resíduos no canteiro de obras e destinação dos resíduos.

Conheça os resíduos que são gerados na sua obra, para assim decidir qual a melhor destinação. Certamente assim você evitará prejuízos e também economizará dinheiro durante a obra.

Além disso vale lembrar que jogar ou deixar os resíduos de maneira irregular, é considerado crime ambiental , ou seja, você pode ser multado.

Classificação dos Resíduos de Construção Civil

Antes de mais, para fazer a correta gestão dos resíduos e entulhos é necessário fazer a classificação dos mesmos nas quatro classes. A classificação utilizada é a seguinte:

Gestão dos resíduos de construção e demolição

Classe A

São os resíduos que podem ser recicláveis ou reutilizados como agregados. Em suma são os resíduos gerados em construção, demolição, reformas e reparos, e terraplanagem. Como por exemplo tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto.

Classe B

Em síntese são os resíduos recicláveis para outras destinações. Como por exemplo formados por plásticos, papéis, metais, vidros e madeiras e gesso.

Classe C

São os resíduos para os quais não exitem tecnologias ou aplicações economicamente viáveis, tanto quanto para recuperação ou reciclagem. Para exemplificar temos as lixas, massa corrida, e espumas expansivas.

Classe D

São os resíduos perigosos produzidos durante o processo da construção. Como tintas, solventes, óleos, embalagens contaminadas, amianto, produtos de demolições que possam ser prejudiciais à saúde.

Onde Destinar o Resíduo de Construção Civil

A primeira etapa para garantir que o resíduo seja destinado corretamente, é mante-los separados por classe e o mais limpo possível. Dependendo do tipo e do volume de resíduos gerados, o responsável pode encaminhar para doação, reciclagem, reutilização, ecopontos ou contratação de empresa especializada.

Doação


Alguns materiais possuem grande procura para doações. Ao realizar a doação do resíduo da obra, você estará destinando corretamente os resíduos ao não deixar jogado no meio ambiente. Além disso também economiza, deixando de contratar empresas para o descarte.

Um material que é muito gerado nas obras e que possui grande procura é a madeira. Você pode doar esse material para olarias, ou estabelecimentos que usam forno para sua produção.

Reciclagem e Reaproveitamento

Para garantir que a reciclagem e o reaproveitamento sejam eficiente, e que um maior volume de material passe por esse processo, é necessário que estejam o mais limpo possível. O processo pode acontecer na própria obra ou em locais específicos destinados para essa atividade.

 O Processo de reciclagem é composto normalmente pelo processo de triagem, trituração, e classificação dos materiais.

Ao reaproveitar ou reciclar os resíduos o empreendimento também contribui com a preservação dos recursos naturais. Bem como diminuindo a extração mineral, desmatamento, uso dos recursos hídricos e emissão de gases do efeito estufa.

Em suma os resíduos reciclados tem aplicação em pavimentação de estradas, calçadas, blocos, enchimento de fundações, correções topográficas, produção de tijolos ecológicos, pisos, mourões e outras diversas aplicações.

Ecopontos

Alguns municípios possuem ecopontos para a população depositar os entulhos. A entrega dos resíduos é feita de forma voluntária. e permitida apenas para pequenos volumes.

Os pequenos geradores podem levar os resíduos de construção civil até os ecopontos, porém deve fazer a separação antes do descarte.

Contratar uma empresa transportadora especializada

Em princípio, as obras e demolições geram um grande volume de resíduos. Em virtude disso se deve contratar empresas especializadas para o transporte, bem como para a destinação ambientalmente correta de acordo com cada classe.

Assim ao contratar essas empresas, você precisa verificar se a mesma é licenciada pelo órgão ambiental responsável. Igualmente para o local de destinação dos resíduos.


Definitivamente ao fazer a gestão de resíduos de construção e demolição você garante que a sua obra estará de acordo com a legislação ambiental. Simultaneamente estará garantindo a segurança jurídica do empreendimento, além da economia financeira e segurança dos colaboradores.

Últimos Posts

5r Bolsa de Valores Condomínio construção civil Consultoria Ambiental Crime ambiental economia circular Educação Ambiental efluentes EIV ESG esgoto ESI Estudo de Impacto de Vizinhança Estudo Simplificado de Impacto EVI Floripa se liga na rede gestão de resíduos ibama Laudo de Ruído legislação Lei ambiental lençol freático Licenciamento Ambiental licença ambiental mata ciliar meio ambiente MTR nível do lençol onde descartar outorga PEV PGRS PGRSS potencial poluidor prazo preservação reciclagem Resíduos Serviços siout-sc Sistema de Esgoto Sustentabilidade teste de cor tratamento efluentes