Estamos acostumados com um sistema produtivo e de consumo baseado na economia linear. Não é novidade que esse sistema está consumindo os recursos ambientais do nosso planeta de forma rápida e insustentável.
Fato que provoca diversos impactos ambientais. Como a contribuição para o aquecimento global, aumento da geração resíduos e da poluição de um modo geral. Tendo isso em vista, sugere-se um novo modo de pensar as maneiras de produzir e consumir os produtos do dia-a-dia.
Mas afinal, o que é a economia circular?
A economia circular é uma alternativa que busca romper a relação entre atividade econômica industrial e do consumo de recursos naturais finitos. Desta forma a economia circular busca trazer uma produção mais consciente. Utilizando ao máximo os produtos, assim como o consumo do mesmo. Consequentemente trazendo a diminuição dos resíduos e poluição, além de manter os materiais sempre em uso e fomentar o uso de energias alternativas e renováveis.
Como o próprio nome já diz, o modelo se baseia em um ciclo. Dessa forma, nas condições ideais quase nada se perde, evitando a geração de uma grande quantidade significativa de resíduo. Para isso acontecer as empresas precisam repensar os designs de seus produtos, de forma que facilitem a reciclagem dos mesmos e aumente a vida útil do mesmo. Bem como é necessário otimizar a logística reversa, utilizar fontes de energia renováveis e conscientizar os consumidores.

O papel do consumidor
Do ponto de vista dos consumidores, a economia circular é incentivada através da venda de serviços e não de bens. Ou ainda de bens duráveis e com vida útil longa. Por exemplo, visando facilitar a reutilização do material os consumidores precisam se acostumar com o fato de, ao invés de se comprar um eletrônico que irão descartar, é possível “alugar” uma do fornecedor que preferir.
Também é possível retornar os produtos, como eletrônicos, roupas, móveis, aos fabricantes. Como resultado estes retornaram ao processo produtivo como matéria prima, ou então serem encaminhados para novos usos.
A economia circular é um modelo proposto para garantir a prosperidade do planeta em longo prazo. Da mesma forma que os nutrientes são reciclados no ambiente, os produtos podem ser reciclados ou reutilizados no sistema econômico de produção.
Mas para que a economia circular seja possível, e aplicada de forma satisfatória, é de suma importância a partição dos consumidores. Por isso é necessário que os consumidores sejam conscientes e que conheçam a importância e o seu papel nessa cadeia.
Portanto, precisamos sempre repensar, questionar, pesquisar e se conscientizar para garantir um planeta sustentável para as gerações futuras.
Dica: Nossa indicação de hoje é um vídeo da Fundação Ellen Mac Arthur sobre economia circular, você pode ver clicando aqui.
Comentários