Iniciar um novo empreendimento, abrir as postas da sua empresa é um momento muito importante e muitas vezes a realização de um sonho. Apesar de ser um momento de muita alegria e entusiasmo, também é uma etapa de prestar muita atenção e muita pesquisa. E caso não realize de maneira correta, pode ser também um momento de muita dor de cabeça e imprevistos indesejáveis.
No nosso dia a dia encontramos muitos empreendedores enfrentando algumas dificuldades no processo de regularização do empreendimento. Ou então empresário que se deparam com problemas como embargos, multas ou processos atrapalhados pois cometeram alguns erros no início da implantação do empreendimento.
Por isso vamos compartilhar com vocês os cincos principais erros e problemas presentes na abertura de empresas.
Não conhecer o zoneamento
Uma das etapas iniciais quando começamos a pensar na abertura da empresa, é a definição da atividade a ser desenvolvida e o local . Normalmente nessa etapa é feito o levantamento de alguns pontos como mercado, valor de aluguel ou compra, e a existência de concorrentes na região. Porém outro fator muito importante que muitas vezes não é considerado é o zoneamento municipal.
O zoneamento é utilizado pelos municípios para o planejamento urbano. Através dele a cidade é dividida em áreas nas quais são permitidas ou não diferentes tipos de edificações e atividades.
Não ter viabilidade para instalação do empreendimento
A viabilidade de instalação de um empreendimento depende de vários fatores, como o zoneamento, atividade desenvolvida, turnos de operação, além da viabilidade ambiental. Na viabilidade ambiental ocorre a avaliação de fatores como o impacto causado pela atividade, presença de área de preservação permanente (APP), cursos hídricos e/ou nascestes, proximidade de Unidades de Conservação (UC).
Pretender se instalar ou estar instalado em um local onde não há viabilidade para instalação acarreta em não obtenção de documentos básicos para o funcionamento da empresa, como alvará e licenças ambientais. Inviabilizando a existência do empreendimento.
Falta da documentação básica da empresa
Para a abertura e funcionamento de uma empresa, bem como o cumprimento das obrigações legais é necessário que sejam obtidas algumas documentações.
Essas documentações são necessárias para diversos processos, porém alguns empreendimentos iniciam mesmo sem as documentações necessárias. O que acaba inviabilizando ou atrasando processos, como a regularização e licenciamento ambiental. Pois o empreendedor precisará obter os documentos básicos para então apresentarmos os mesmos aos órgão ambientais e assim dar andamento ao processo.
Atropelar etapas
O item anterior está muito relacionado com um dos erros mais comuns cometidos que é o de atropelar etapas. Sabemos que o momento de abertura de empresas, é um momento de muita pressa e também de muito investimento. Por isso muitos empreendedores ficam ansiosos, e querem resolver tudo de uma vez, atropelando as etapas.
Por isso sempre recomendamos que realizem o levantamento das etapas necessárias com antecedência. Pois como já comentamos, a ausência de documentação ou informação do início do processo, pode acarretar em atraso em todos os próximos passos.
Além de evitar que os projetos e execuções precisem de correções ou alterações. Por exemplo, ao realizar o licenciamento ambiental, e instalação dos controles ambientais de acordo com os projetos e aprovações, se evita a necessidade de mudanças e consequentemente se exime de gastos adicionais, e economia de tempo.
Os processos também possuem um tempo de análise necessário para que os órgãos possam avaliar os projetos. E é preciso respeitar esse prazo, e consider no planejamento.
Falta de integração de todos envolvidos na abertura da empresa
Todos os envolvidos na instalação de um novo empreendimento precisam estar alinhados. Afinal uma etapa depende da outra, e a falta de diálogo entre elas pode acarretar em atrasos do processo e até erros.
Portanto a conversa entre em todos os profissionais só traz benefícios para o empreendimento durante a instalação e também na operação. É importante que a correta execução dos controles ambientais e aspectos de projeto, para evitar dores de cabeça, como multas, autos de infração e embargos.
Você já se deparou com algum problema por causa desses erros?
Conhece mais algum erro muito comum?
Trackbacks/Pingbacks