O consumo de cosméticos e produtos de higiene e beleza é muito grande no Brasil, colocando o país como o quarto maior mercado desse setor no mundo. Assim como há um grande consumo, há também um grande volume de descarte desses produtos.
Esse tipo de produto precisa ser analisado de acordo com a sua composição e material para definir a melhor forma de descarte, a qual não haja contaminação de meio ambiente e que seja a menos agressiva.
Alguns tipos de resíduos cosméticos são considerados resíduos químicos, e por isso necessitam de um tratamento específico para neutralizar os impactos que o descarte irá causar ao meio ambiente e a saúde da população. Atualmente algumas empresas já se preocupam com a logística reversa de seus produtos, oferecendo pontos de descarte para os mesmos.
Afinal, o descarte correto impacta positivamente o meio ambiente, e ao encaminhar para a reciclagem, damos uma nova oportunidade para a transformação em novos produtos.
Esmaltes e Removedores

Os esmaltes possuem componentes tóxicos ao meio ambiente, cada frasco de tinta é composto por 85% de solventes e 15% de resinas, plastificantes e corantes.
Quando o frasco é descartado no lixo comum pode ir para o aterro, quebrar e seus componentes entrarem em contato com o solo e atingir o lençol freático, assim contaminando a água, solo e prejudicando o meio ambiente e a saúde humana.
A primeira alternativa é procurar o fabricante do produto para descartá-lo. Caso o mesmo não faça a coleta é recomendado que você limpe o vidro do esmalte antes de descartar. Quando restar esmalte no vidro, despeje-o em uma folha de papel/ jornal e espere a tinta secar deixando evaporar parte dos produtos químicos. O papel pode ser descartado no lixo comum, e o vidro encaminhado para a reciclagem. Caso o esmalte esteja seco no vidro, é só adicionar um pouco de removedor e o esmalte da mesma maneira já orientada.
Cosméticos sólidos e pastosos

Os cosméticos sólidos e pastosos, como hidratantes e maquiagens (pó, blush, rímel, batom, sombra e base), são consideradas produtos orgânicos, ou seja, não agridem a natureza, podendo ser descartadas no lixo comum. Esses resíduos deve ser encaminhado para o aterro sanitário, que possuem estrutura evitando a contaminação de solos e corpos hídricos.
Aerossol
Os aerossóis, como desodorantes e sprays de cabelo, possuem alta capacidade inflamável e reativa, sendo um produto de material tóxico e de difícil controle. Pois isso é importante muito cuidado na hora de descartar esse produto, sendo recomentado a procura por cooperativas especializadas nesse tipo de material.
Cosméticos líquidos
Pequenas quantidades de cosméticos líquidos, como xampus e condicionadores, podem ser descartadas na rede de esgoto que recebe tratamento de esgoto. No entanto, os resíduos cosméticos líquidos não podem ser descartados diretamente na natureza, pois esses resíduos podem prejudicar o meio ambiente.
Embalagens
A melhor opção de descartar as embalagens de resíduos cosméticos é a reciclagem. Já que a maioria das embalagens é plástica. a embalagem de papel e as partes plásticas e metálicas devem ser devidamente limpas e dispensadas nas respectivas lixeiras para recicláveis.
Atitudes Sustentáveis
Ultimamente, várias empresas que fabricam os cosméticos estão realizando o recolhimento das embalagens. Exemplos têm a Avon, Risqué e M.A.C.

A Avon criou um programa para coletar embalagens e resíduos de maquiagem e esmaltes de qualquer marca. A participação é gratuita e aberta a todo território nacional.
Basta se cadastrar no site da TerraCycle em parceria com a Avon, imprimir uma etiqueta pré-paga pela organização e levar o pacote a uma agência dos Correios. O peso mínimo enviado deve ser de 15 quilos.
Podem ser enviados: embalagens de batons, embalagens de hidratantes embalagens de maquiagem de plástico ou papel, tubos e frascos de maquiagem, vidros de esmaltes e perfumes, pincéis e esponjas de maquiagem e estojos de maquiagem em geral.
Com atitudes como essas, as organizações mostram que se preocupam com a sustentabilidade e a logística reversa, que deve ser implementada nas indústrias, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Importância do Descarte Correto
A reciclagem de resíduos de cosméticos é uma opção lucrativa e ecológica. O descarte de resíduos cosméticos de maneira ambientalmente correta demonstra o foco da empresa na proteção dos recursos naturais e na conscientização da comunidade. Além de aumentar os lucros, tornando os resíduos recicláveis.
Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!