As esponjas multiuso utilizadas muitas vezes para lavar louça são produzidas de poliuretano, um material sintético e também um tipo de plástico. Esse material é utilizado para a produção de colchoes, travesseiros, estofados, e apesar de ser um tipo de plástico ele é de difícil reciclagem por ser termorrígido.
Mas ser difícil de reciclar não quer dizer que o mesmo não pode ser reciclado. As esponjas multiuso podem ser transformadas em matéria prima para novos produtos, como bancos, pisos, baldes, pás e até suportes para notebooks.
Os descartes incorretos das esponjas podem trazer danos ao meio ambiente e também a saúde. O poliuretano pode provocar danos a saúde, e as esponjas quando descartadas incorretamente acabam indo para lixões e aterros, ou chegando aos mares e rios sendo uma foto de poluição.
Opção Sustentável

Uma opção mais sustentável para lavar a louça é a bucha vegetal. As buchas vegetais são oriundas da polpa de uma fruta, e são biodegradáveis podendo ser compostáveis.
Descarte Correto
Segundo a empresa 3M no Brasil são produzidas anualmente cerca de 360 milhões de esponjas multiusos, e essas precisam ser encaminhadas para a destinação correta.
A Scoth-brite junto com a TerraCycle possui um programa de reciclagem desse produto. Para encaminhar as esponjas é necessário realizar um cadastro no site, que pode der feito diretamente pelo consumidor ou por entidades.
O programa é gratuito, e ainda a cada embalagem enviada o consumidor computa dois pontos, e cada ponto equivale a R$0,02. A quantia acumulada pode ser resgatada semestralmente e encaminha para instituição social escolhida.

Há cidades que já possuem pontos de coletas, você pode encontrar o mais próximo através do site. Ou caso você possua um restaurante, hotel, empresa ou estabelecimento que utiliza muita esponja você pode se cadastrar e encaminhar diretamente, e ainda se tornar um ponto de coleta!
Só não esqueça de encaminhar a esponja para a reciclagem sempre limpa e seca!
Comentários