O teste de corante ou teste de cor é utilizado para identificar o destino dos efluentes. Podendo os efluentes serem de origem doméstica ou industrial.
Primordialmente esse teste é realizado para identificar qual o caminho e destino percorrido pelos efluentes gerados em casas, condomínios residenciais condomínios comerciais e comércios em geral.
Quando é necessário fazer o teste de corante?
É necessário realizar o teste de corante para identificar as seguintes situações:
- Onde o efluente da edificação está sendo lançado;
- Se o efluente das cozinhas e copas estão passando pela caixa de gordura;
- Se o esgoto não está sendo encaminhado para a galeria pluvial;
- O caminho das águas pluviais, e se estão sendo encaminhadas para a galeria pluvial;
- A existência de mistura entre esgoto e águas pluviais.
Como realizar o teste?
Primeiramente o corante é depositado nos pontos hidráulicos, ou seja, no vaso, pias e ralos. Em seguida lançamos a água, e verificamos onde o efluente com o corante está sendo lançado.
Dessa forma é possível verificar se existem irregularidades, e fazer as devidas correções e adequações.
Floripa Se Liga na Rede
O programa Floripa se Liga na Rede é um programa da prefeitura municipal de Florianópolis junto com a CASAN que tem como objetivo identificar as edificação que não estão ligadas corretamente a rede pública de esgoto. Logo após identificar as irregularidades , o programa passa um prazo para os proprietários se adequarem e corrigir os problemas identificados , bem como fazer a ligação corretamente a rede . Dessa forma contribuir para a diminuição dos problemas causados pelo descarte irregular de esgoto.
Portanto o teste de corante é fundamental para a verificação e adequação do sistema de esgotamento sanitário depois das inspeções e exigências realizadas pelo programa.
Comentários